Campeonato Nacional de Aquatlo - 3º



Disputou-se na manhã de 7 de Junho em Coruche o Campeonato Nacional de Aquatlo. Duarte Marques  foi o vencedor individual do dia, tendo conquistado o título nacional de Aquatlo. O pódio ficou completo com Pedro Mendes e Miguel Arraiolos.

No sector masculino o segmento de natação foi bastante rápido, com Pedro Mendes (Alhandra SC), Duarte Marques e João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras) a imporem um ritmo que deixou em dificuldades muitos dos candidatos às primeiras posições. No início do segmento de corrida Pedro Mendes ainda ofereceu boa réplica a Marques mas o atleta de Rio Maior fez valer a sua corrida para obter o segundo título nacional absoluto em pouco mais de uma semana (sagrou-se Campeão Nacional de Triatlo Longo em Aveiro há menos de duas semanas). Na segunda posição terminou Pedro Mendes e Miguel Arraiolos (CD "Águias" de Alpiarça), com uma boa recuperação no segmento de corrida completou o pódio masculino.

Miguel Arraiolos 33º na Taça do Mundo de Banyoles



A localidade de Banyoles, na Catalunha, recebeu esta manhã a quarta ronda da Taça do Mundo de Triatlo. Portugal esteve representado por João Pereira, Pedro Mendes e Miguel Arraiolos tendo, todos eles, chegado ao segmento de corrida integrados no pelotão principal, de onde sairía vencedor o actual Campeão do Mundo de Triatlo Junior Lukas Verzbicas (USA). João Pereira, na 21ª posição, foi melhor luso. Seguiram-se Pedro Mendes e Miguel Arraiolos, respectivamente na 32ª e 33ª posição.

A prova masculina arrancou pelas 12:45 locais e sob intenso calor. Como habitualmente os atletas russos colocaram-se na frente do pelotão durante os 1500 metros de natação. No entanto, desta vez tiveram a companhia de Pedro Mendes, que concluiu o segmento exactamente com os mesmos 19:19 que os irmãos Igor e Dmitry Polyanskiy (RUS). João Pereira, o mais experiente dos portugueses em prova vinham integrado no grupo imediatamente a seguir e precisou de apenas mais 9 segundos para cumprir o segmento. Por seu turno, Miguel Arraiolos perdeu alguns segundos mais mas, também ele, acabou por integrar sem problemas o pelotão principal que, apesar de uma boa média, parecia poupar forças para um bom segmento de corrida sob intenso calor.
Logo que se iniciaram os 10km de corrida João Pereira colocou-se nas primeiras posições e por ali ficou até ao final da primeira volta, altura em que o ritmo aumentou sobretudo à conta do excelente corredor americano Lukas Verzbicas. Miguel Arraiolos e Pedro Mendes vinham integrados num grupo um pouco mais atrás acabando os dois por concretizar o objectivo de somarem pontos para o Ranking Mundial da modalidade, o que no caso de Pedro Mendes, acontece pela primeira vez na carreira.
Com um parcial de corrida ao nível do melhores atletas mundiais Lukas Verzbicas conquistou a sua primeira numa prova da Taça do Mundo. O duo de medalhados em provas do mundial 2012, Laurent Vidal e Dmitry Polyanskyi, terminou na 2ª e 3ª posição final. João Pereira seria o melhor representante nacional na 21ª posição, seguido por Pedro Mendes (32º) e Miguel Arraiolos (33º).

Os resultados completos podem ser consultados aqui.
Mais informações e resumos vídeo em www.triathlon.org.

Portugueses na Taça do Mundo de Banyoles


PDFImprimire-mail
Banyoles, em Espanha, recebe no domingo, dia 17 de Junho a quarta etapa da Taça do Mundo de Triatlo 2012. João Pereira, Pedro Mendes e Miguel Arraiolos são os atletas que vão marcar presença na prova.
2012_sydney_pereira.jpg
Conheça aqui os detalhes.

Para muitos dos participantes a prova de Banyoles surge como uma etapa de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. O segmento de natação da prova catalã será disputado no mesmo plano de água que 1992 recebeu as provas de remo dos Jogos Olímpicos de Barcelona.
2012_miguelarraiolos_small.jpgAs provas terão lugar na manhã do próximo domingo, dia 17. As primeiras a entrar em competição serão as atletas femininas, seguindo-se, a partir das 11:45 (portuguesas) o pelotão masculino. Portugal participa na prova com três atletas: João Pereira, Miguel Arraiolos e Pedro Mendes. Pereira é um dos mais cotados atletas em prova, partindo com o dorsal número 3. À frente dele serão chamados dois dos atletas em destaque na temporada 2012: o francês Laurent Vidal, que venceu a primeira etapa da Taça do Mundo de 2012 (Mooloolaba, Austrália) e obteve a medalha de bronze na etapa de Sydney do Mundial 2012; em segundo lugar será chamado o russo que, depois de conquistar o bronze em Madrid, ocupa o segundo posto da classificação do Mundial de Triatlo. O role de candidatos aos primeiros postos da competição masculina inclui ainda os nomes de Aaron Harris (britânico, que em 2011 obteve um pódio nesta mesma Taça do Mundo) e de Andrey Bryukhankov (o irmão mais novo do actual líder do mundial, o russo Alexander Bryukhankov).
2012_pedro_mendes.jpg
Apesar da sua juventude, a equipa nacional presente possui já uma experiência significativa. João Pereira terminou o processo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres na 39ª e conta com uma Medalha de Bronze no Mundial do escalão sub23 (2009) e um pódio numa Taça do Mundo (Holten, 2010) no seu currículo. Miguel Arraiolos, fez uma temporada 2011 de grande nível tendo obtido o título Europeu e o Bronze no Mundial de Duatlo no escalão Sub23. Este ano, Arraiolos é já atleta do escalão Elite e procurará nesta prova impor a sua corrida para cimentar a posição no ranking mundial. A equipa nacional fica completa com o bracarense Pedro Mendes. Sendo ainda atleta do escalão Sub23, Mendes faz a

Campeonato da Europa de Triatlo


Elite Masculina
Pelas 15.00 do dia 22 de Abril arrancou em Eilat, Israel, a prova masculina com um pelotão de grande nível e muito empenhado em lutar pelos pontos para a classificação olímpica. O segmento de natação (1500m) foi dividido em duas voltas. No final da primeira das duas, João Pereira estava muito perto da liderança, ocupada por franceses e russos. Na segunda volta de natação não se produziram grandes alterações e Portugal conseguia colocar no grupo da liderança João Pereira, João Silva e Duarte Marques. Um pouco mais atrás surgiam Miguel Arraiolos e Bruno Pais.
Ao longo do segmento de ciclismo assitiram-se as numerosas jogadas tácticas por parte das diferentes nações. Espanha, com Ivan Rana e Rússia, com Ivan Vasiliev, estiveram ao ataque (precisamente com dois elementos que podiam definir a qualificação olímpica por nações) mas Portugal, com Duarte Marques e João Silva, estiveram muito activos e anularam as várias tentativas. A meio do segmento o francês Tony Moulai atacou e foi à procura de um lugar no pódio, que lhe valia um lugar na equipa francesa em Londres. Já na fase final do ciclismo o grupo de Bruno Pais e do espanhol Mário Mola alcançou o grupo da liderança, aumentando ainda mais o leque de candidatos aos lugares do pódio.
No segmento de corrida final, Javier Gomez impôs um ritmo que mais ninguém conseguiu seguir e no final da primeira volta tinha já alcançado Tony Moulai. Também os russos Alexander Bryukhankov e Ivan Vasiliev cumpriram excelentes de corrida e juntaram-se a Javier Gomez no pódio deste Europeu. Entre os portugueses, João Pereira foi quem mais tempo aguentou o ritmo da liderança, somando importantes pontos para a qualifcação olímpica. Duarte Marques, depois de um segmento de ciclismo muito activo e focado no resultado colectivo, ainda conseguiu fazer um bom segmento de corrida e terminar na 22ª posição. Seguiu-se João Silva, na 25ª posição, Bruno Pais na 32ª e Miguel Arraiolos na 45ª.

Taça da Europa de Quarteira - 16º lugar

Realizou no dia 31 de Março a Taça da Europa da Quarteira.  João Pereira foi o melhor português no 4º lugar absoluto. O segundo melhor português seria Miguel Arraiolos na 16ª posição, seguido de Pedro Palma na 19ª, Bruno Pais na 21ª, Duarte Marques na 23ª, João Amorim na 41ª, Hugo Alves na 42ª, João Silva na 43ª, João Serrano na 48ª, Tiago Maia na 49ª, Pedro Mendes 50º, Hugo Ventura 51º e José Veiga na 57ª. Gil Maia seria o único português a não terminar a prova.


Leia aqui o desenvolvimento da prova.

Miguel Arraiolos vence Triatlo de Peniche e obtém dois títulos nacional de Triatlo

Realizou-se no dia 2 de Junho em Peniche o triatlo na Distância Sprint (750-20-5) no qual foram apurados os Campeões Nacionais por Grupos de Idade e os Campeões Nacionais Universitários. Miguel Arraiolos (CD "Aguias" de Alpiarça) foi o vencedor absoluto da prova conquistando o título de campeão nacional do grupo 20-24 anos além do título universitário.






Pelas 16:00 foram 320 os atletas que participaram na prova que iria decidir os Campeões Nacionais Universitários e os Campeões Nacionais nos diferentes Grupos Etários. O segmento de natação foi extremamente rápido, com Pedro Afonso Gaspar (Núcleo Sportinguista Golegã) a liderar o pelotão masculino. Atrás dele surgia um pequeno grupo liderado por João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras), onde estavam, entre outros, Filipe Azevedo (Garmin Olímpico de Oeiras), Gil Maia (Clube dos Galitos), João Amorim (Alhandra SC) e Tiago Maia (Clube dos Galitos). Um pouco mais atrás, e já fora do primeiro grupo estavam José Estrangeiro (AAC) e Miguel Arraiolos (CD "Águias" de Alpiarça).
Ao longo das 3 voltas que compunham o segmento de ciclismo José Estrangeiro e Miguel Arraiolos rolaran num ritmo forte, por forma a anular a desvantagem para os líderes. Algo que só aconteceu na última volta do percurso de ciclismo.
Assim que se iniciou o segmento de corrida ficavam na frente apenas José Estrangeiro, Filipe Azevedo, Miguel Arraiolos e Gil Maia. O grupo foi ganhando vantagem para toda a concorrência e já na fase final Arraiolos acelerou, isolou-se e conquistou a sua primeira vitória da temporada. Gil Maia classificou-se na segunda posição e José Estrangeiro fechou o pódio. Sendo aluno universtário na Faculdade de Motricidade Humana, Miguel Arraiolos averbou ainda o título de Campeão Nacional Universitário. Neste particular, e em termos colectivo, a vitória foi para a equipa da Associação Académica de Coimbra.

Resultados nacionais em 2012

Duatlo das Lezíras (12 Fevereiro) - 2º
Triatlo de Alpiarça (18 Março) - 4º
Triatlo de Montemor-o-velho  (1ª etapa do CN Individual) - 2º