Campeonato da Europa de Triatlo


Elite Masculina
Pelas 15.00 do dia 22 de Abril arrancou em Eilat, Israel, a prova masculina com um pelotão de grande nível e muito empenhado em lutar pelos pontos para a classificação olímpica. O segmento de natação (1500m) foi dividido em duas voltas. No final da primeira das duas, João Pereira estava muito perto da liderança, ocupada por franceses e russos. Na segunda volta de natação não se produziram grandes alterações e Portugal conseguia colocar no grupo da liderança João Pereira, João Silva e Duarte Marques. Um pouco mais atrás surgiam Miguel Arraiolos e Bruno Pais.
Ao longo do segmento de ciclismo assitiram-se as numerosas jogadas tácticas por parte das diferentes nações. Espanha, com Ivan Rana e Rússia, com Ivan Vasiliev, estiveram ao ataque (precisamente com dois elementos que podiam definir a qualificação olímpica por nações) mas Portugal, com Duarte Marques e João Silva, estiveram muito activos e anularam as várias tentativas. A meio do segmento o francês Tony Moulai atacou e foi à procura de um lugar no pódio, que lhe valia um lugar na equipa francesa em Londres. Já na fase final do ciclismo o grupo de Bruno Pais e do espanhol Mário Mola alcançou o grupo da liderança, aumentando ainda mais o leque de candidatos aos lugares do pódio.
No segmento de corrida final, Javier Gomez impôs um ritmo que mais ninguém conseguiu seguir e no final da primeira volta tinha já alcançado Tony Moulai. Também os russos Alexander Bryukhankov e Ivan Vasiliev cumpriram excelentes de corrida e juntaram-se a Javier Gomez no pódio deste Europeu. Entre os portugueses, João Pereira foi quem mais tempo aguentou o ritmo da liderança, somando importantes pontos para a qualifcação olímpica. Duarte Marques, depois de um segmento de ciclismo muito activo e focado no resultado colectivo, ainda conseguiu fazer um bom segmento de corrida e terminar na 22ª posição. Seguiu-se João Silva, na 25ª posição, Bruno Pais na 32ª e Miguel Arraiolos na 45ª.

Sem comentários:

Enviar um comentário